TESES

Jornalismo, cão de guarda na pandemia de covid-19: uma análise do jornal O Globo (2023)

Autor: FALCÃO, Roberto Jose Marinho
Orientador: Prof. Dr. Leonel Azevedo de Aguiar

Resumo: Esta tese verifica que o jornalismo continua capaz de cumprir um papel de “cão de guarda” da sociedade a partir da hipótese de que foi fundamental para informar a população e combater a desinformação durante a fase crítica da pandemia de covid-19. Para examinar esta questão, a tese se debruça no exame minucioso do jornal diário O Globo, do Rio de Janeiro, entre 9 de março e 20 de setembro de 2020, em um total de 28 semanas, levando-se em conta a centralidade temporal da semana iniciada em 8 de junho, data da formação do Consórcio de Veículos de Imprensa.

Com uso da técnica de semanas compostas, utiliza-se a metodologia de análise de conteúdo para verificar em profundidade o tratamento da pandemia pelo jornal em 28 edições (uma por semana), verificando a cobertura em 1.212 itens de informação (notas, matérias e reportagens) e de opinião (colunas, artigos e editoriais). É feita uma análise qualitativa da cobertura a partir de revisão bibliográfica das teorias da parcialidade jornalística e de estudos acadêmicos sobre credibilidade, além do exame de pesquisas desenvolvidas por instituições acadêmicas e entidades de classe sobre a reestruturação forçada do modo de produção do jornalismo em função da aceleração, pela pandemia, da adoção das modalidades de trabalho remoto e híbrido. Assim, a tese demonstra a permanência do papel social do jornalismo, principalmente em situações de emergência sanitária como uma pandemia que mudou a forma de produzir notícias em todo o mundo.

Leia na íntegra

Implicações do SEO e das métricas de audiência às rotinas produtivas em jornalismo (2023)

Autora: VARGAS, Greyce
Orientadora: Profª Drª Patricia Mauricio

Resumo: Este estudo trata de como as métricas de audiência associadas às práticas de SEO impactam as rotinas de produção em jornalismo. No contexto da plataformização, o jornalismo está cada vez mais dependente de métricas e regras que são definidas, estruturadas, vigiadas e checadas por grandes companhias de processamento de dados e tecnologia. Desta maneira, esta pesquisa tratou de entender os conceitos de métrica e de audiência no jornalismo digital para explicar os processos impostos às rotinas produtivas para que as notícias sejam meios de promoção de resultados de crescimento de audiência. Além disso, sobre SEO, foram trabalhados o conceito e as práticas para que as regras de ranqueamento de conteúdos pudessem ser analisadas junto com as consequências que essas regras impõem às rotinas de produção em jornalismo.

Esta tese tem a Economia Política da Comunicação como subcampo de pesquisa e, portanto, examinamos as relações sociais que compõem as práticas jornalísticas ligadas às métricas de audiência no contexto do capitalismo. Os principais referenciais teóricos desta pesquisa são MARX (1983, 2013). BOLAÑO (2000, 2002, 2004, 2014, 2017), GILLESPIE (2018), HEINRICH (2011), MEIJER (2019, 2021) e ZUBOFF (2020). Para análise, foram realizadas 68 entrevistas exploratórias e, posteriormente, seis entrevistas em profundidade. Como indicações conclusivas, esta tese defende a regulação da indústria de dados sobre as operações no mercado de notícias e também colocamos como proposta a discussão da ética do algoritmo do Google.
Disponível apenas físicamente na estante da Biblioteca Central da PUC-Rio

Leia na íntegra

Funk ostentação e os anos Lula e Dilma cultura brasileira, políticas desenvolvimentistas e subjetividade neoliberal (2023)

Autor: BRAGA, Rafael Giurumaglia Zincone
Orientadora: Profª Drª Cláudia da Silva Pereira

Resumo: O objetivo desta tese é contribuir para o debate da relação entre contexto socioeconômico e artes a partir da análise do fenômeno do funk ostentação. Surgido ao longo dos anos de crescimento econômico dos governos do Partido dos Trabalhadores, o funk ostentação foi entendido como uma representação do que se rotulou, à época, de nova classe média, um fenômeno socioeconômico que foi associado ao êxito das políticas econômicas e sociais do PT. À medida que ganhavam destaque na indústria da música, uma parte expressiva dos artistas do funk ostentação passou a defender um discurso explicitamente neoliberal, ressaltando a meritocracia e o empreendedorismo como fatores determinantes de seu êxito (individual), ignorando o papel das políticas para a formação do próprio subgênero. No campo da música, foi dada maior atenção à economia do funk e às inovações de um modelo de negócio engendrado pela produtora Kondzilla destacando a centralidade do audiovisual e das redes sociais digitais, notadamente o YouTube.

A tese se detém justamente sobre essa aparente contradição entre os contextos socioeconômico e cultural realizando uma análise interpretativa de conteúdo de entrevistas de alguns personagens mais destacados dentro do subgênero musical postadas na plataforma YouTube entre 2011 e 2015. Ainda que as políticas neoliberais de consumo não produzam necessariamente impactos políticos lineares, totalizantes e homogêneos, verificou-se nas falas dos MCs a recorrência de um discurso marcado pelo individualismo e pela cultura motivacional, aparentemente antitéticos a um contexto econômico de maior socialização do poder de compra via políticas públicas de Estado.

Leia na íntegra