HISTÓRIA
O Departamento de Comunicação faz parte do Centro de Ciências Sociais (CCS) e oferece as graduações em Jornalismo e em Estudos de Mídia, além do Programa de Pós-Graduação: mestrado e doutorado. O Departamento é dirigido, atualmente, pela professora Tatiana Siciliano. A professora Cláudia Pereira coordena o curso de Estudos de Mídia; e o professor Leonel Aguiar, o de Jornalismo.
Fundado em 1952, o Departamento de Comunicação já formou milhares de profissionais que ocupam hoje posições destacadas no mercado. Os cursos de Estudos de Mídia e de Jornalismo aliam sólida formação intelectual, ética e humanista com treinamento intensivo voltado para o mercado de trabalho, acompanhando os avanços acadêmicos e tecnológicos nas áreas da comunicação. Com isto, os estudantes adquirem plena consciência de sua função na sociedade, preparando-se tanto para a prática profissional quanto para a produção de novos conhecimentos. Os egressos da Comunicação se distinguem pela segurança para assumir grandes responsabilidades no mundo profissional e no comando do processo de comunicação no Brasil.
Alunas e alunos de Estudos de Mídia e de Jornalismo dispõem de recursos como laboratórios, estúdio de audiovisual, ilhas de edição digital para TV e cinema, estúdio de som digital, salas de redação e de produção gráfica informatizadas, salas de projeção multimídia e centro de convergência de mídia. Esses equipamentos de alta tecnologia potencializam o aprimoramento prático oferecido pelo Departamento.
Com mais de 70 anos de tradição, a graduação em Jornalismo forma profissionais para atuar criticamente, a partir de uma perspectiva multimídia e transdisciplinar, e cumprir a função social do jornalismo de produzir informação de qualidade, análises compromissadas com o interesse público, os direitos humanos e as liberdades democráticas. Ao longo do curso, você terá oportunidade de experimentar diferentes especialidades dentro do Jornalismo, como cultural, esportiva, ambiental, entre outras. E terá sempre a orientação de professores para fazer as melhores escolhas, de acordo com seus interesses.
Já a graduação em Estudos de Mídia está dividida em ênfases: Cinema e Audiovisual; Publicidade e Comunicação Corporativa; e Comunicação e Tecnologia. Cada estudante pode escolher cursar uma delas, duas ou até mesmo as três, dependendo das disciplinas que fizer.
Reconhecimento dos cursos de graduação
Os cursos agora não têm mais a denominação Comunicação Social. Ela se aplica aos cursos do antigo currículo (até 2020.2): Comunicação social/Jornalismo; Comunicação Social – Cinema; e Comunicação Social/Publicidade e Propaganda.
Desde 2021, temos Jornalismo e Estudos de mídia, com os respectivos códigos no MEC:
Comunicação Social – Jornalismo – 22389
Comunicação Social – Estudos de Mídia – 1551876
Decreto Federal nº 37738, de 10/08/1955
D.O.U. de 17/09/1955
Renovação de Reconhecimento
Comunicação Social – Jornalismo
Renovação do Reconhecimento
Portaria Seres/MEC nº 705, de 18/12/13
D.O.U. de 19/12/2013
Comunicação Social – Estudos de Mídia