LabCOM
O LabCOM – Laboratórios do Departamento de Comunicação reúne os projetos de pesquisa e de extensão ligados aos grupos de pesquisa, inclusive os da Pós-Graduação em Comunicação. Constitui um espaço de integração entre os cursos de graduação, de mestrado e de doutorado, a fim de promover o desenvolvimento de uma visão crítica dos alunos, sustentada por uma base teórico-conceitual qualificada.
Compõem o LabCOM:
- NuTec (http://www.nutec.com.puc-rio.br/)
O Núcleo de Tecnologia do Departamento de Comunicação da PUC-Rio (NuTec) nasceu com a nova graduação do Departamento de Comunicação – Estudos de Mídia –, curso do qual uma das ênfases é Comunicação e Tecnologia. Criado para expandir a crescente articulação das vertentes comunicacionais com a área tecnológica, o Núcleo contribui também para o curso de Jornalismo e outras formações do Departamento.
- LabCOM Jornalismo (http://www.labcom.jornalismo.com.puc-rio.br/)
A iniciativa integra conhecimentos e práticas multidisciplinares para enriquecer a formação profissional no âmbito da comunicação contemporânea. Promove a experimentação de linguagens e formatos potencializados pelas tecnologias digitais. Sem abdicar das reflexões sobre as dinâmicas comunicacionais contemporâneas, o laboratório promove uma qualificação híbrida e aberta à experimentação por meio do desenvolvimento de produtos online e transmídia, em compasso com os rumos do mercado. Estreita, assim, as relações entre jornalismo, audiovisual e tecnologia digital.Supervisionadas por professoresas da universidade, com o suporte de disciplinas do curso de Jornalismo, tais experiências desenvolvem conteúdos transmidiáticos – planejados, produzidos e distribuídos de forma integrada e continuada em variados meios e formatos: livro, revista, jornal, canal de vídeo e de áudio, podcast, blog, vlog, websérie, social film, HQs, graphic novel, game, slide show etc. Essas práticas qualificam osas estudantes para as oportunidades cada vez mais influenciadas pela convergência de mídia. As reflexões e experimentações os preparam para empreenderem, a partir de uma formação híbrida, linguagens inovadoras em consonância às demandas crescentes das narrativas transmidiáticas.