Coordenadoras do LabJux publicam artigo sobre experiência de ensino, pesquisa e extensão
Livro da professora Patrícia Machado é finalista do Jabuti Acadêmico 2025
PósCOM: inscrições terminam no dia 24 de agosto
DCOM divulga processo seletivo para docente tempo integral
Catálogo de Disciplinas PPGCOM / 2025-2
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
 
Shadow

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio (PPGCOM/PUC-Rio) surgiu há mais de 20 anos como fruto de um processo de amadurecimento institucional e coletivo do Departamento de Comunicação. Depois de organizar e consolidar a Graduação, que passou por diversas transformações curriculares ao longo dos anos, o DCOM decidiu investir na criação do Mestrado. Com a aprovação pelo CTC da CAPES em dezembro de 2002, a Pós-Graduação começou a funcionar em agosto de 2003, com a seleção e entrada da primeira turma, composta por 11 alunos.

LINHAS DE PESQUISA

GRUPOS DE PESQUISA

INTERNACIONALIZAÇÃO

DESTAQUES

No ResenhaCOM, a professora Tatiana Siciliano e o autor e ex-aluno Emanuel Jacobina conversaram sobre melodrama. Crédito: Malu Carvalho

Na 2ª edição de ResenhaCOM, autoria e humor na televisão
A professora e pesquisadora Tatiana Siciliano (PPGCOM/PUC-Rio) e o autor Emanuel Jacobina discutiram os processos criativos e os novos contornos do humor no atual cenário do melodrama brasileiro.

Alunas da Graduação e doutoranda conversam sobre K-pop e juventude em encontro promovido pelo LabJux. Crédito: Malu Carvalho.

Graduação e pós-graduação conversam sobre cultura de fãs
Diferentes lugares, experiências e idades conectadas por uma paixão em comum: o K-pop. A discussão, no Laboratório de Culturas Midiáticas das Juventudes (LabJux), coordenado pela professora Cláudia Pereira (PPGCOM/PUC-Rio), abordou temas como cultura e produção de fãs.

Professora Tatiana Dourado participa da elaboração de MediaTrust.Lab
O projeto Laboratório de Media Regionais para a Confiança e Literacia Cívicas, é fruto de quatro anos de pesquisa sobre desinformação em nível local e estratégias de fact-checking praticadas por jornalistas locais.