NUTEC

Quem somos

O Núcleo de Tecnologia do Departamento de Comunicação da PUC-Rio (NuTec) foi criado para realizar atividades de ensino e pesquisa unindo tecnologia e comunicação, e para desenvolver projetos inovadores de interesse da sociedade, em sintonia com os propósitos da Universidade.

O NuTec nasceu com a nova graduação do Departamento de Comunicação – Estudos de Mídia –, curso do qual uma das ênfases é Comunicação e Tecnologia. Criado para expandir a crescente articulação das vertentes comunicacionais com a área tecnológica, o Núcleo contribui também para o curso de Jornalismo e outras formações do Departamento.

Conhecimentos associados, por exemplo, a mídias sociais e suas métricas, inteligência artificial, ciência de dados, marketing digital e jornalismo de dados integram o universo de reflexões, experimentações e inovações fomentadas pelo NuTec sob o princípio da co-criação.

Num constante diálogo com organizações de diversos setores, buscam expandir e impulsionar as práticas da comunicação na sociedade e nos ambientes empresariais. O NuTec pretende ainda fortalecer a cultura de experimentação, avaliação crítica de tecnologias e transformação digital, fomentando um modelo inovador de conexão Universidade x Empresa.

Em consonância com as transformações digitais, o NuTec conjugará oficinas, palestras, seminários, atividades de ensino e pesquisa e outras dinâmicas voltadas ao desenvolvimento de iniciativas inovadoras. Aprofunda, assim, a relação entre a Universidade e um mercado cada vez mais influenciado pela cibercultura.

Para mais informações, por favor, entrar em contato com nutec@puc-rio.br.

Alunos de Narrativas Seriadas descobrem as chaves do humor

O que faz rir? Para o roteirista Maurício Rizzo, expressões faciais, sensação de incômodo, reforço de estereótipos e movimentos de câmera são recursos audiovisuais responsáveis por tal reação do público. Com trabalhos como “A Grande Família”, “A Diarista” e o...

Departamento de Comunicação lança ResenhaCOM

O papel do jornalismo diante das transições no mundo contemporâneo foi o ponto central da conversa que inaugurou o ResenhaCOM, novo evento do Departamento de Comunicação. Nesta primeira edição, no dia 29 de maio, o professor e pesquisador Arthur Ituassu...

Professores do DCOM organizam transmissão ao vivo com Ilze Scamparini

Direto de Roma, a jornalista Ilze Scamparini conversou com alunos da PUC-Rio sobre o dia a dia de um correspondente internacional. Na capital italiana há 25 anos, ela  relembrou coberturas marcantes na carreira e deu detalhes das últimas semanas agitadas no Vaticano,...

Edição 55 da Revista Alceu está disponível

A Revista Alceu do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio traz na edição 55 o dossiê "O mundo (re)visto: estéticas geopolíticas em um cinema policêntrico". Os artigos apresentados evidenciam a importância de perturbar os modos de ordenamento e organização...

A trajetória de “Dona Vitória” para alunos de Jornalismo

Ao revisitar a trajetória de Joana Zeferino da Paz, o jornalista e escritor Fábio Gusmão compartilhou com alunos de Comunicação da PUC-Rio os bastidores da série de reportagens que revelou ao país a história da idosa que filmou da própria janela a movimentação do...

Diversidade de temas em inscrições para PIBIC e PIBITI

O Departamento de Comunicação da PUC-Rio recebeu 32 propostas para a nova edição dos programas de bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Foram 23 pedidos para o PIBIC e nove para o PIBITI, o que demonstra...

Insight de ex-aluna gerou campanha que ‘quebrou’ a internet

Um match inesperado entre Maria Bethânia e Sabrina Sato deu vida à campanha que reposicionou a TRESemmé no mercado brasileiro em 2025. A combinação inusitada foi apresentada aos alunos de Estudos de Mídia pela Coordenadora de Conteúdo da agência Out of Office, Ana...