DÚVIDAS FREQUENTES

Para facilitar o atendimento, seguem abaixo os esclarecimentos e orientações às dúvidas mais frequentes dos estudantes:

  1. O que são atividades complementares?

São atividades extracurriculares que os alunos devem cumprir por um determinado número de horas no decorrer da graduação. Elas são pertinentes à respectiva formação acadêmica. Veja as normas das atividades complementares:

 para quem entrou na PUC até 2021 (currículo antigo) – Cinema, Jornalismo e Publicidade

 para quem entrou na PUC a partir de 2021 – Estudos de Mídia

 para quem entrou na PUC a partir de 2021 – Jornalismo

O regulamento das atividades complementares, que faz parte do Projeto Pedagógico dos cursos (PPC), está disponível aqui.

 

  1. Como cadastrar as atividades complementares?

Acessar o PUC Online (SAU online), clicar no item “atividade complementar” e cadastrar as informações sobre a atividade realizada. Recomendamos que o aluno acompanhe o status da atividade cadastrada. Quando estiver “aprovada a realização da atividade”, o aluno deve fazer o envio do material comprobatório em PDF ou Zip (upload). É preciso estar atento ao prazo de envio do material: o sistema não permite o envio fora do prazo.

Para outras informações sobre atividades complementares, clique aqui.

 

  1. Como se inscrever no teste de nivelamento de português?

Os alunos podem se inscrever no nivelamento de português desde o seu primeiro semestre na universidade. As provas podem ser realizadas diversas vezes até que seja atingido o nível III (pontuação de 6,0 a 6,9). A Coordenação Central de Graduação envia e-mail para o aluno que está devendo o nivelamento, como também divulga no PUC Urgente o período de inscrição. As provas são realizadas ao final de cada semestre e são aplicadas no mesmo dia para todos os alunos inscritos.
Para mais informações, mande mensagem para nivelamento@puc-rio.br

 

  1. Como consigo uma declaração de estágio realizado na PUC?

Acessar o site da PUC-Rio em “serviços”, clicar em “recursos humanos” e, em seguida, nos itens “protocolo eletrônico” e “acesse aqui”.
Link de acesso: http://spadm.puc-rio.br/gerencia-recursos-humanos

 

  1. Como solicitar uma declaração de que estou matriculado para fins de estágio fora da PUC?

A DAR emite essa declaração. A solicitação é feita pelo site da PUC. O aluno deve ir em “rotina acadêmica” e clicar em “requerimentos acadêmicos”. A opção é escolhida em “atestado de matrícula”. Segue o link de acesso: http://www.ccpa.puc-rio.br/sap/   

 

  1. Ao fazer a matrícula, não encontrei a disciplina CRE1163 – Ética Profissional. Como faço para me inscrever nela?

A disciplina CRE1163 – Ética Profissional não é mais oferecida. Na matrícula, no ajuste de matrícula ou no De/Para, o aluno deve se inscrever na disciplina CRE1175 – Ética Socioambiental e Direitos Humanos.

 

  1. Como é o critério do sistema para o agendamento da matrícula?

São cinco dias de matrícula, com três blocos de agendamento por dia. Os dois primeiros blocos do primeiro dia ficam reservados aos prováveis formandos. Os demais blocos destinam-se ao restante dos alunos, ordenados de acordo com o CR acumulado e o total de créditos obtidos frente ao total de créditos do currículo. Estes dois parâmetros têm o mesmo peso. Ou seja, seguindo a fórmula:

(CR acumulado + (total de créditos obtidos) / (total de créditos de seu currículo)) / 2

Em 2020.1, a pedido da CCG (Coordenação Central de Graduação), os alunos com 30 créditos obtidos ou menos passam a ter prioridade na ordenação: eles são ordenados após os dois blocos de prováveis formandos e de um bloco dos alunos estrangeiros de convênio do CCCI (Coordenação Central de Intercâmbio). Sendo assim, os alunos que não pertencem a nenhum destes grupos especiais ficam ordenados a partir do último bloco do segundo dia de matrícula.

 

  1. Como falar com a tesouraria da PUC-Rio? (setor responsável pela emissão dos boletos das mensalidades)

O contato com a tesouraria pode ser feito por telefone (3527-1048 / 3527-1028) ou pelo protocolo eletrônico: http://spadm.puc-rio.br/gerencia-financeira/paginas/default.aspx

 

  1. Sou formando e preciso enviar o certificado de quitação eleitoral. Como devo proceder?

Enviar o documento para o e-mail prot@puc-rio.br

 

  1. Não consigo visualizar os documentos pendentes para que eu possa ser habilitado à formatura. Como visualizo?

No PUC Online, seção restrita, o aluno pode verificar quais documentos foram entregues e quais estão pendentes.

 

  1. Como assinar a ata de colação de grau em data alternativa?

A assinatura da ata de colação de grau é feita em formato digital durante a pandemia. O aluno deve acessar o site da PUC, ir em “rotina acadêmica” e clicar em “requerimentos acadêmicos”.  Entrando no sistema, escolha a opção “assinatura da ata de colação de grau”.
Veja o calendário com as datas alternativas de assinatura da ata: http://www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/dar/calendario/#ccg_formatura