Novo diretor fará gestão de “continuidade transformadora”
Ex-aluno de Comunicação é premiado no Festival de Cinema do Rio
SOBRE O CURSO
Em um cenário de intensas transformações tecnológicas e midiáticas, a graduação em Estudos de Mídia atende às novas demandas socioeconômicas e padrões internacionais relacionados ao ensino e à prática na área comunicacional. O curso incorpora os campos da Publicidade e Comunicação Corporativa e do Cinema e Audiovisual à Tecnologia.
- Grade curricular
- Disciplinas Optativas de Ênfase
- Disciplinas Optativas de Formação Geral
- Outras Disciplinas
Ao propiciar uma experiência universitária autônoma, com uma grade flexível para escolhas e combinações de disciplinas, o curso Estudos de Mídia supera as periodizações em semestres e o condicionamento de requisitos na hora da matrícula.
Chamamos de Ciclos as etapas vivenciadas pelo aluno a partir do conjunto de disciplinas por ele escolhidas, com base na própria lógica de formação. Apenas o primeiro Ciclo é composto de disciplinas indicadas pela coordenação, considerando-se que o ingressante ainda não tem conhecimento suficiente sobre as dinâmicas da vida universitária.
O curso de Estudos de Mídia oferece três ênfases: Publicidade e Comunicação Corporativa; Cinema e Audiovisual; e Comunicação e Tecnologia.
O diploma é de Bacharel em Estudos de Mídia e vem acompanhado de um certificado que registra a ênfase. Para formar-se, o estudante deve cursar doze disciplinas optativas de ênfase. No mínimo seis delas devem ser na área escolhida. As demais podem estar alinhadas aos seus interesses ou ao que fizer sentido dentro do percurso formativo desejado.
Atenção: é importante verificar, no Manual de Matrícula, quais disciplinas serão oferecidas a cada semestre.
Publicidade e Comunicação Corporativa
Essa ênfase é voltada à capacitação de profissionais para cargos de planejamento, gestão, execução, controle e avaliação de projetos. Fundamenta a qualificação de analistas e consultores de Comunicação e de Publicidade com formação ampla, alinhados à complexidade do mercado contemporâneo e aos diferentes contextos midiáticos, culturais e sociais em disputa.
A ênfase sustenta-se em quatro subgrupos de disciplinas: Planejamento e Gestão; Estudos sobre Mídia e Consumo; Criação e Inovação; e Laboratório de Projetos de Extensão.
- O núcleo de Planejamento e Gestão provê um olhar analítico, crítico e estratégico dos microambientes empresarial e institucional;
- O de Estudos de Mídia e Consumo reúne disciplinas que promovem o aprendizado de métodos e técnicas de pesquisas mercadológicas dirigidas à compreensão de fenômenos culturais e sociais contemporâneos;
- O núcleo de Criação e Inovação apresenta oportunidades de práticas criativas publicitárias e multimídia;
- O núcleo de Laboratório de Projeto de Extensão estabelece pontes entre o aluno, a sociedade e o mercado de trabalho, orientando-o a desenvolver um projeto de extensão universitária, alinhado à área de atuação profissional pretendida.
Conheça as disciplinas dessa ênfase:
Cinema e Audiovisual
Esta ênfase dedica-se à formação de profissionais qualificados para o exercício de várias atividades no campo do Cinema e suas interfaces audiovisuais, assim como para a inserção no universo da pesquisa acadêmica. Proporciona um espaço para o conhecimento, a reflexão e a prática audiovisual e cinematográfica. Encoraja os estudantes a realizarem trabalhos criativos, a se arriscarem de modo a descobrir as próprias vozes, conectadas com a ideia da cidadania pela arte.
O intuito é formar cidadãos igualmente munidos do poder das imagens, das palavras, do movimento e do desejo de partilhar uma visão humanística de mundo.
Conheça as disciplinas dessa ênfase:
Comunicação e Tecnologia
Esta ênfase abriga disciplinas e oficinas voltadas à capacitação e ao aprimoramento profissional no âmbito das relações entre a comunicação e o desenvolvimento tecnológico das sociedades, incentivando a formação em linguagem de computadores, empreendedorismo tecnológico, gerência de dados e modelos criativos, sob a perspectiva comunicacional da tecnologia e da informação.
Com isso, o egresso torna-se apto a buscar crescimento profissional em qualquer uma das múltiplas possibilidades inerentes à interface tecnológica da comunicação.
Conheça as disciplinas dessa ênfase:
Atenção: é importante verificar, no Manual de Matrícula, quais disciplinas serão oferecidas a cada semestre.
O seu diploma de graduação será de Bacharel em Estudos de Mídia, e a ênfase que você escolher será registrada em um certificado que acompanha o diploma.
Como já falamos, você deve cursar 12 disciplinas Optativas de Ênfase à sua escolha, mas no mínimo seis delas precisam ser de uma mesma ênfase para que esta conste no certificado. As demais podem estar alinhadas aos seus interesses ou ao que fizer sentido dentro do percurso formativo que você deseja trilhar. O que não impede que você curse seis disciplinas em uma ênfase e mais seis em outra e obtenha certificado de ambas.
É possível até mesmo ultrapassar o número mínimo obrigatório de disciplinas de ênfase (12) e cursar seis matérias de cada uma delas para obter certificado no qual constem as três ênfases do curso.
Por exemplo:
– 6 PUB, 3 CTN e 3 CIN = 1 ênfase (Publicidade e Comunicação Corporativa)
– 6 PUB, 5 CTN e 1 CIN = 1 ênfase (Publicidade e Comunicação Corporativa)
– 6 PUB e 6 CTN = 2 ênfases (Publicidade e Comunicação Corporativa + Comunicação e Tecnologia)
Se quiser cursar as três ênfases, basta adicionar 6 disciplinas da ênfase desejada.
O curso de Estudos de Mídia possibilita que cada estudante construa seu próprio percurso formativo, ao optar por disciplinas que mais se adequam aos seus interesses acadêmicos e profissionais.
Entre as Optativas de Formação Geral, há oito subgrupos com uma variedade de disciplinas que tratam tanto de temas mais amplos da Comunicação, quanto de outras áreas do conhecimento, tais como Sociologia, História, Psicanálise, Administração, etc. Em cada um deles, há um número mínimo de matérias a ser cursado.
Disciplinas Optativas de Estudos de Mídia
As disciplinas Optativas de Estudos de Mídia são os Seminários Especiais em Comunicação. Eles mudam a cada semestre e complementam a formação dos estudantes com conteúdos específicos e atuais. Ao longo do percurso formativo, é necessário cumprir doze créditos nesse conjunto de disciplinas.
Confira alguns seminários já oferecidos pelo departamento:
- Comunicação e Marketing no Esporte
- Tecnologia, Ativação de Marcas e Eventos
- Criação Visual para Mídias Sociais
- Brazilian Culture (disciplina oferecida em inglês)
- Comunicação e Direitos Autorais: Diálogos Possíveis
Disciplinas Eletivas de Dentro do Departamento (Workshops)
Nos Workshops, é possível ter um contato ainda mais próximo com a prática profissional e as atualizações do mercado de trabalho. Alguns deles são oferecidos em parceria com empresas de Comunicação, e os temas mudam a cada semestre.
Conheça alguns workshops já oferecidos:
- O Entretenimento da Globo
- Pitching Play 9
- Animação em After Effects
- A prática da Comunicação Corporativa com a ABRACOM
- Novas Narrativas: Pesquisa e Promoção da Diversidade no Audiovisual
- Binder: a Prática da Agência na Sala de Aula
Disciplinas Eletivas de Fora do Departamento
A marca da PUC-Rio é a interdisciplinaridade, com todos os cursos de graduação oferecidos no mesmo campus universitário. Por isso, os alunos de Estudos de Mídia devem cursar oito créditos de disciplinas eletivas de fora do Departamento. Podem ser matérias oferecidas por qualquer outro curso de graduação, o que permite ao aluno complementar a sua formação em outras áreas do conhecimento ou até mesmo aprender outras línguas.