Estudo realizado pelo Laboratório NuTeC (PPGCOM/PUC-Rio) foi utilizado como uma das fontes na reportagem “Vitrine do governo no combate ao desmatamento, estados da Amazônia têm mais parlamentares à direita no Congresso”, publicada no dia 18 de junho no Globo on-line. Coordenador da pesquisa e do NuTeC, professor Marcelo Alves, foi entrevistado para comentar os dados.
De acordo com análise, 2,8% das postagens de políticos da região em 2023, às vésperas das eleições municipais, abordaram o tema “Amazônia e Meio Ambiente”, que inclui assuntos como queimadas, garimpo, desmatamento e COP30. Segundo o pesquisador, os temas na Amazônia Legal são associados a partir de pautas que não são vinculadas à esfera do meio ambiente. Ele aponta que discussões sobre agricultura registraram quase o dobro do tamanho do debate digital sobre a preservação da natureza e mudanças do clima.
O levantamento feito pelos pesquisadores do NuTeC atestou que itens como Educação (18%), Infraestrutura local (13%), Cultura (12%), Saúde (11%) e Direitos das Mulheres (11%) apareciam à frente no número de posts e de engajamento.