
A jornalista e ex-aluna Mariana Faria conversa sobre sua experiência no mundo dos podcasts.
Diretora, Coordenadora de Estratégia, produtora e roteirista. Mariana Faria tem uma trajetória profissional marcada por múltiplas funções, formatos e linguagens. Mais do que acompanhar as transformações do mercado da comunicação, a ex-aluna de Jornalismo da PUC-Rio aprendeu a se reinventar na profissão e se destaca por explorar novos caminhos para contar boas histórias. Só na revista piauí, já são nove anos. Nesse período, realizou exposições, organizou eventos e, há pouco mais de quatro anos, é diretora do “Foro de Teresina”, podcast semanal de política da piauí. Ao mesmo tempo, é produtora e roteirista dos podcasts “É Nóia Minha?” e “Pé no Sofá Pod”.
Durante o curso de Jornalismo na PUC-Rio, como estagiária do Comunicar, conheceu a linguagem do audiovisual e o ritmo de produção jornalística. Hoje, acumula experiências como editora, repórter e produtora em emissoras como GloboNews, TV Globo, GNT e TV Escola. Para a jornalista, tanto a passagem pela Universidade quanto as experiências profissionais foram essenciais para a construção de um repertório sólido e a ampliação da sua visão de mundo.
Outros formatos
A virada para o mundo dos podcasts veio como um desdobramento natural da experiência acumulada. Em 2018, com o interesse crescente da Revista piauí por formatos sonoros, Mariana acompanhou a concepção do Foro de Teresina, idealizado pela então repórter Paula Scarpin e pelo fundador da revista, João Moreira Salles. Mari entrou na piauí em 2016 como Coordenadora de Estratégias, cargo criado com o intuito de pensar ações que ampliassem a atuação da revista para além das reportagens mensais. No Foro, ela começou como produtora e hoje dirige o podcast. A rotina envolve desde a pesquisa semanal para o programa – com participação no roteiro, escolha dos áudios para o quadro “Kinder Ovo” e a seleção das cartas para o “Correio Elegante” – até o acompanhamento da gravação e decisões sobre o corte final.
– A gente precisava de uma maneira de noticiar aquilo de um jeito que a piauí faz, que é com muita apuração, checagem, longos textos. Tinha que ter uma identidade da piauí, continuar a falar de política, não com um intervalo mensal. Como é que a gente poderia fazer? O áudio apareceu como uma solução – explicou.
Mariana é roteirista e produtora dos podcasts “É Nóia Minha?”, idealizado e apresentado por Camila Fremder, e “Pé no Sofá Pod”, projeto da atriz Flávia Alessandra com a filha Giulia Costa, ex-aluna de Cinema da PUC-Rio. Mesmo com assuntos tão diferentes do “Foro de Teresina”, Mariana acredita que o processo de criação parte de uma base comum.
– A diferença está na pauta, mas o modo de fazer a comunicação continua. Você pesquisa, pensa o tema, escolhe as pessoas certas para falar e constrói o roteiro – afirmou.