O Departamento de Comunicação da PUC-Rio recebeu 32 propostas para a nova edição dos programas de bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Foram 23 pedidos para o PIBIC e nove para o PIBITI, o que demonstra o interesse crescente dos estudantes em participar da produção acadêmica, tanto em projetos de pesquisa quanto em iniciativas voltadas para a inovação.

Os projetos abrangem diferentes linhas e combinam teoria e prática, com espaço para discussões teóricas e conceituais, mas também para a experimentação. Segundo a Coordenadora de Iniciação Científica da Comunicação PUC-Rio, professora Cláudia Pereira (PPGCOM/PUC-Rio), há uma demanda contínua por parte dos alunos da Graduação em conhecer os grupos de pesquisa.

Apesar da limitação de bolsas, os estudantes podem ingressar nos grupos como voluntários. Neste ciclo, o que chamou a atenção da Coordenadora foi a procura entre os primeiros períodos, um indicativo de que o interesse pela pesquisa tem começado mais cedo na trajetória acadêmica.

– Entrar como voluntário permite ao aluno entender como o projeto funciona e o que o orientador pesquisa. A gente tem resultados melhores em termos de engajamento, interesse, e isto cada vez mais cedo. Muitos estudantes preferem ter uma experiência de discussão teórica e reflexiva, mas também há aqueles que gostariam de ter um espaço de laboratório e prática. É legal porque dentro dos grupos de pesquisa existem alunos do mestrado e doutorado. A integração da graduação com a pós é rica para os dois lados – afirma. 

A busca por reflexões teóricas e pela experimentação pode ser contemplada na diversidade de linhas de pesquisa do PPGCOM/PUC-Rio. Os grupos abordam temas como a presença das mulheres no audiovisual e em arquivos públicos, imagens de arquivo da ditadura, critérios de notícia no jornalismo investigativo, representações das juventudes cariocas, além da relação entre mídias digitais e democracia.

A seleção interna ocorreu entre os dias 7 e 15 de abril. O resultado final será divulgado em agosto, e a distribuição dependerá do número de bolsas concedidas ao DCOM. Os programas são vinculados ao CNPq e o objetivo é aproximar alunos da Graduação da pesquisa acadêmica, incentivar novos talentos e estimular a continuidade dos estudos na Pós-Graduação.