LINHAS DE PESQUISA

Estudo da comunicação como produção de sentido, elaboração de subjetividades e materialização de experiências em seus aspectos sociais e estéticos. Os modos de recepção das narrativas midiáticas, das linguagens artísticas e audiovisuais como recortes e vivências subjetivas e culturais.

Veja os projetos desta linha de pesquisa:

 

Interações digitais: usos sociais da Internet em perspectiva etnográfica
Docente: Adriana Braga

Descrição: Este estudo busca investigar as interações ocorrentes a partir dos ambientes de Internet. O objetivo central consiste em descrever e analisar aspectos da dinâmica interacional estabelecida entre participantes das interações sociais no ambiente digital. Em termos mais específicos, pretendo discutir formas particulares com as quais arranjos interacionais se organizam, bem como as relações de pertença e reconhecimento entre as participantes, à luz de teorias da enunciação e da interação social. Procurei caracterizar este ambiente de mídia como locusprivilegiado do encontro entre cibercultura, práticas sociais e tecnologia computacional.

 

O documental no cinema e na televisão: imagens e sentidos em disputa
Docente: Andrea França

Descrição: “O documental no cinema e na televisão: imagens e sentidos em disputa” visa ampliar, aprofundar e sistematizar estudos que venho desenvolvendo há alguns anos no campo do documentário, seja no campo do cinema, das artes ou da televisão. Trata-se de uma reflexão sobre imagens e práticas documentais que amplia e desloca a noção de documento, considerando-o uma composição complexa de camadas de tempos, sentidos, lacunas, uma composição em aberto para novas leituras – e não um objeto dado a priori (Comolli, 2004; Didi-Huberman, 2003; Mitchell, 2011). Em foco, está a possibilidade de ler a imagem-documento como mapa cognitivo, afetivo, sensorial, cujos referentes imediatos cedem espaço para associações, justaposições e imersões novas.

 

Jornalismo Investigativo e interesse público: as experiências profissionais no processo de construção social da realidade
Docente: Leonel Aguiar

Descrição: Esse projeto de pesquisa visa estudar processos e produtos jornalísticos que resultem em modelos analíticos e ferramentas metodológicas para o campo dos estudos em jornalismo. A partir das teorias do jornalismo, pretende compreender quais são os critérios de noticiabilidade que regem a produção da informação no jornalismo investigativo em comparação com a cobertura factual cotidiana, de modo a descrever as melhores práticas jornalísticas e examinar as representações sobre interesse público pela comunidade dos jornalistas. A proposta desse projeto é, portanto, pesquisar os critérios de noticiabilidade que regem o jornalismo investigativo em dois jornais da “grande imprensa” editados na cidade do Rio de Janeiro: O Globo e O Dia. A pesquisa tem um caráter comparativo, analisando os critérios de noticiabilidade nas coberturas especiais com as matérias factuais produzidas pela cobertura cotidiana nas duas empresas jornalísticas, tanto na mídia impressa quanto na mídia digital.

 

A pesquisa das imagens de arquivo e o desenvolvimento de um método
Docente: Patricia Machado

Descrição: Este estudo propõe uma investigação sobre a pesquisa e o uso das imagens de arquivo em produções do cinema e do audiovisual. O objetivo é desenvolver, ampliar e sistematizar um método de análise de arquivos de imagens inovador, desenvolvido pela historiadora Sylvie Lindeperg, que parte de uma perspectiva ainda pouco explorada no campo da História e do Cinema no Brasil e leva em conta a complexidade da imagem, das estratégias de sua tomada e retomada e da elaboração de memórias a partir da montagem desse material. Essa perspectiva sugere que os fragmentos de filmes possam ser compreendidos como abertura de um caminho à história dos olhares e do sensível inscritos na proximidade com os corpos daqueles que fizeram o acontecimento. O método compreende pensar sobre as circunstâncias do momento da filmagem; sobre gestos, hesitações, escolhas de quem filma; sobre os olhares portados sobre as imagens nos caminhos que seguem desde o momento em que foram produzidas até a retomada em novos filmes. Para o desenvolvimento do método é fundamental identificar as especificidades da pesquisa nos acervos brasileiros levando em conta a fragilidade, a dispersão dos arquivos audiovisuais e a ausência de informações sobre o contexto de produção do material.

Estudo das relações entre produções midiáticas e atividades socioculturais, privilegiando as interações e sistemas de poder implicados nos processos de construção das narrativas de comunicação. Os usos das tecnologias de comunicação, as negociações políticas, as mídias sociais e as disputas pelo controle da produção midiática.

Veja os projetos desta linha de pesquisa:

 

Comunicação política comparada: mídias digitais e democracia na América Latina
Docente: Arthur Ituassu

Descrição: Este é um projeto de Comunicação Política Comparada que analisa as consequências das mídias digitais para as democracias na América Latina. Trata-se de uma pesquisa colaborativa de cunho qualitativo e interpretativo que pergunta, de forma mais geral, como a internet afeta o desenvolvimento democrático na região. A investigação procura analisar percepções e representações em torno do tema proposto, privilegiando o estudo de caso, como estratégia de pesquisa, e metodologias como as entrevistas semiestruturadas e a análise qualitativa de conteúdo. A partir dessa concepção mais ampla, são desenvolvidas três questões específicas: 1) como as mídias digitais afetam os processos eleitorais na América Latina?; 2) que significados temas políticos como democracia, transparência e populismo ganham nas mídias digitais?; e 3) como levar em conta as especificidades da região nos modelos de análise de Comunicação Política Comparada?

 

Esfera pública automatizada: desafios da datificação e da inteligência artificial para a comunicação
Docente: Marcelo Alves

Descrição: Esse projeto busca entender a crise epistêmica como um epifenômeno de crises e de transformações mais amplas na comunicação. Dessa forma, situa o problema como uma consequência do capitalismo digital. Nesse sentido, é necessário investigar como as infraestruturas digitais de automação midiática com base em inteligência artificial e big data atuam como mecanismos epistêmicos. Para isso, estabelecemos diálogos com diferentes marcos teóricos e conceitos, como: comunicação e cultura digital, plataformização, datificação e estudos críticos sobre algoritmos, inteligência artificial e big data. A ideia é articular os objetos e temas de pesquisa, como capitalismo digital, crise epistêmica, personalização, hiper-segmentação, mídia programática e ativismo de dados a partir de um arcabouço teórico mais robusto sobre os desafios do capitalismo digital. As perguntas e questões específicas serão desenvolvidas do ponto de vista empírico por uma abordagem quanti-quali combinando métodos digitais e ciências sociais computacionais. O projeto tem potencial significativo de impacto internacional ao estabelecer diálogos com várias agendas, como os estudos críticos sobre dados, algoritmos e inteligência artificial, plataformização da sociedade, midiatização da ciência, métodos digitais, ciências sociais computacionais e democracia digital. Além disso, o impacto local é derivado tanto das possibilidade de desenvolvimento de produtos de inteligência de dados e comunicação científica, quanto de iniciativas de pesquisa-ação em interface com a sociedade civil para fomentar práticas de literacia de dados e ativismo analítico.

Jornalismo, Mídias Digitais e Economia Política da Comunicação
Docente: Patrícia Maurício

Descrição: A pesquisa analisa a disrupção do modelo de negócios das mídias tradicionais pela internet. A publicidade está se transferindo cada vez mais para a internet, onde a concorrência pela verba dos anunciantes é muito maior, fazendo com que o financiamento do jornalismo on line pela publicidade se torne um enorme desafio. Estas mudanças no jornalismo estão dentro de um contexto maior de transformações trazidas pelas novas tecnologias da informação. Isso tem levado a mudanças no modo de produção, distribuição e consumo do jornalismo, e também a disputas judiciais entre a grande imprensa, tanto do Brasil quanto do mundo, contra empresas de tecnologia que ganham dinheiro sobre conteúdo produzido por ela. As novas experiências de jornalismo e o fluxo de notícias (reais ou falsas) nas redes também são estudados.

Narrativas da vida moderna: dos folhetins às séries audiovisuais
Docente: Tatiana Siciliano

Descrição: O projeto propõe, a partir de uma perspectiva histórico-sociológica, refletir sobre as matrizes estéticas e convenções das narrativas dos produtos ficcionais que circulam nas mídias, desde os folhetins do século XIX às contemporâneas series ficcionais exibidas nas múltiplas telas e ambientes midiáticos. Tanto a ascensão do romance no século XVIII, como a serialização das narrativas ficcionais nos folhetins dos periódicos do século XIX são partícipes de novas sensibilidades morais e sociais, de experiências privatizadas a partir do enfraquecimento das relações comunais e da secularização e do crescimento de uma cultura urbana, intensificadas pelos modos de produção capitalistas. Deste modo, as estratégias narrativas e os modos de fruição que provocam o engajamento do leitor/espectador/ouvinte estão imbricados na visão de mundo e ao ethos de um tempo, mas também tomam parte de um jogo entre leitor, autor e obra na busca do reconhecimento de elementos presentes em matrizes narrativas a partir da repetição e na subversão de padrões estéticos e de linguagem na produção da surpresa. Assim, buscar-se-á investigar as permanências e transformações referentes à fruição, ao prazer e à imaginação melodramática acionadas pelas intertextualidades ficcionais.

Narrativas ficcionais na era da convergência de mídias: continuidades e desvios do paradigma estético modernista
Docente: Vera Figueiredo

Descrição: Literatura e cinema vêm atravessando grandes transformações em função não só das tecnologias digitais, mas também pela vasta expansão da cultura midiática de mercado, que, diluindo as fronteiras entre alta e baixa cultura, põe em xeque os paradigmas estéticos da modernidade. Considerando esse contexto, o projeto concentra-se na análise do fenômeno de deslizamento das narrativas ficcionais por suportes e meios diversos, isto é, no processo contínuo de reciclagem das intrigas para circulação por diferentes plataformas. Trata-se de pensar as alterações na hierarquia cultural provocadas pela intensificação, na era eletrônica, desse movimento de intercâmbio, tanto no que diz respeito à literatura, cujo prestígio esteve sempre estreitamente relacionado à aura do suporte livro, quanto no que se refere ao cinema, em decorrência da multiplicação de narrativas transmidiáticas, cujo conteúdo se desdobra em filmes veiculados nas salas de cinema, em videojogos, histórias em quadrinhos e seriados televisivos.

Estudo das representações sociais tais como se configuram nas linguagens, narrativas e produtos da comunicação e da cultura midiática, enquanto formas de materialização do imaginário contemporâneo. A dimensão simbólica do mercado, como arena de negociação de representações, identidades e relações de poder.

Veja os projetos desta linha de pesquisa:

Espectatorialidades e narrativas audiovisuais: imaginário, consumo e história
Docente: Bruna Aucar

Descrição: Este projeto propõe variadas reflexões sobre continuidades e rupturas das televisualidades e do estatuto da experiência do espectador em estruturas forjadas por um ecossistema midiático caracterizado pela hegemonia de redes telemáticas. Tem como ênfase, a análise de narrativas audiovisuais produzidas e distribuídas em interfaces digitais, mais especificamente através da transmissão de dados por streaming. Parte do pressuposto de que as mensagens televisuais participam dos processos de construção de sentido, elaboração de subjetividades e materialização do imaginário contemporâneo, assim como atuam diretamente nas escolhas e práticas de consumo interceptadas por contextos multitelas e multimídias. Nesse sentido, o projeto procura investigar a ubiquidade do visível na contemporaneidade, ponderando a televisão como tela e como mídia presente em diversos meios e linguagens, bem como o papel do espectador nessa dinâmica comunicativa, que aciona, inclusive, comportamentos e nomenclaturas particulares em sua relação com o universo digital.

Culturas midiáticas, memória e histórias de vida: estudos sobre representações e produções simbólicas das juventudes
Docente: Claudia Pereira

Descrição: Este projeto de pesquisa explora os processos culturais e simbólicos decorrentes das relações que se estabelecem entre, de um lado, os jovens e, de outro, os ambientes midiáticos e de transformação social na contemporaneidade. Cabem no escopo de nossos interesses de investigação as questões voltadas para representações, produções midiáticas, práticas de lazer, formações culturais e diversos modos de participação política das juventudes na sociedade. Parte-se do pressuposto de que os jovens são atores sociais e que devem ser observados como tal, recusando as abordagens deterministas que apenas os tomam metodologicamente como informantes ou que exclusivamente os analisam como uma representação universal.

Comunicação, Publicidade e Consumo: representações e práticas no tempo presente e na história cultura
Docente: Everardo Rocha

Descrição: O presente projeto trata da investigação da narrativa publicitária e do consumo e das formas pelas quais esses fenômenos elaboram representações e legitimam práticas sociais que se transformam em algo central em nossa cultura. Entendo o consumo como um recurso ideológico, intelectual e emocional. Um instrumento da cultura para conceber e operacionalizar modos de classificação, identificação, diferenciação e distinção social. O consumo é tanto sistema de comunicação quanto prática instauradora de diferenças. A publicidade é a narrativa que dá sustentação ao consumo como processo de comunicação, dispositivo de poder e sistema cultural. As imagens, valores e representações expressas nos anúncios são as formas pelas quais se traduzem publicamente e traduziram ao longo de sua história cultural as experiências e práticas de consumo dos atores sociais. O projeto visa, portanto, inventariar, classificar e analisar conteúdos e formas dos anúncios publicitários que, através de sua veiculação em larga escala e múltiplos meios, ocupam nosso imaginário assim como sustentam práticas de consumo da modernidade ao tempo presente. É, sobretudo, através do dispositivo publicitário, como instância produtora de sentido, que os bens de consumo ganham suas identidades e, com elas, uma existência concreta em nossas vidas. Dessa forma, o projeto Comunicação, Publicidade e Consumo: representações e práticas no tempo presente e na história cultural trata da investigação sistemática das estratégias, artifícios e competências da narrativa publicitária no processo de elaboração de conteúdos e construção permanente de um sistema de valores através do qual representações e práticas de consumo circulam e são experimentadas. O consumo é um fenômeno que transforma produtos e serviços em um sistema cultural através do qual podem ser elaborados aspectos da subjetividade, traduzidas relações sociais e supridas diversas necessidades simbólicas, tornando-se um dos modos centrais de interpretação do mundo que nos cerca. O consumo é um código capaz de atribuir sentido à sentimentos e relações sociais inserindo-as em um sistema que permeia a relação entre coisas e pessoas, bens de consumo e identidades, indivíduos e grupos. Esse código é sempre inclusivo tanto de novos produtos e serviços que se articulam aos demais quanto de novas identidades e relações sociais. Assim, uns e outros, acabam por ter seus significados negociados e definidos, em larga medida, a partir dessa inclusão no próprio sistema de consumo. Os bens de consumo expressam dilemas, admitem o trânsito entre identidades singulares e relações sociais, entre semelhanças e diferenças, entre distância e proximidade. O consumo permite classificar os objetos e os seres humanos. É um modo básico de orientação social, uma bússola que, independente de nossa vontade, é necessário para viver a experiência da cultura moderno-contemporânea. Portanto, estes estudos tanto derivam quanto expressam a permanência de um processo de investigação e pesquisa das relações entre a comunicação, a narrativa publicitária, o consumo e seus efeitos na cultura.