Na K102, a jornalista Mariana Faria conversou com alunos do DCOM sobre o jornalismo além da reportagem. Crédito: LabCOM Criação e Produção.

Na K102, a jornalista Mariana Faria conversou com alunos do DCOM sobre o jornalismo além da reportagem. Crédito: LabCOM Criação e Produção.

Coordenadora de Estratégias da revista piauí, a ex-aluna de Jornalismo Mariana Faria voltou à PUC-Rio no dia 27 de maio para conversar com estudantes da disciplina Laboratório de Jornalismo II sobre a produção e direção de podcasts e audiosséries.  Convidada pela professora Carmem Petit, a também Diretora do podcast semanal “Foro de Teresina” compartilhou um pouco da trajetória profissional, destacou caminhos que vão além da reportagem em seus formatos tradicionais e refletiu sobre os desafios e possibilidades do jornalismo em áudio. 

Nos últimos anos, a jornalista se dedicou a diferentes projetos como “É Nóia Minha?”, idealizado e apresentado por Camila Fremder, e “Pé no Sofá Pod”, comandado por Flávia Alessandra e pela filha Giulia Costa, ex-aluna de Cinema do DCOM. Ex-estagiária da TV PUC, do Comunicar, Mariana incentivou os alunos a explorarem diferentes possibilidades na profissão – funções, formatos e linguagens. Durante o encontro, ela ressaltou que olhar para os bastidores e entender o modelo de negócio e de comunicação do veículo pode trazer aprendizados valiosos para a construção de um repertório que dá ao jornalista ferramentas para lidar com as transformações da Comunicação.