
Ex-aluna do DCOM, Ana Clara Meirelles Ribeiro conta os bastidores da campanha viral da TRESemmé. Crédito: Alessandra Cruz
Um match inesperado entre Maria Bethânia e Sabrina Sato deu vida à campanha que reposicionou a TRESemmé no mercado brasileiro em 2025. A combinação inusitada foi apresentada aos alunos de Estudos de Mídia pela Coordenadora de Conteúdo da agência Out of Office, Ana Clara Meirelles Ribeiro, no dia 20 de maio. Ex-aluna de Publicidade e Propaganda do DCOM, ela foi convidada pelo professor Bruno Dieguez para apresentar o processo criativo e estratégico por trás da ação inovadora da linha antifrizz da marca, com campanha idealizada por ela. A publicitária detalhou a construção narrativa que sustentou a campanha e os resultados alcançados.
A ideia de incluir Bethânia na ação surgiu durante o brainstorming na agência, quando a equipe buscava um conteúdo capaz de gerar repercussão e “quebrar a internet”. Ana Clara propôs o nome da cantora como uma provocação criativa e, o que parecia improvável, se tornou o eixo da campanha. Ela também compartilhou o longo caminho de apresentações e pitchings para convencer a equipe na agência, a TRESemmé e Unilever, o alinhamento com Sabrina Sato, que é embaixadora da marca e, especialmente, o desafio de conquistar Maria Bethânia, que raramente participa de campanhas publicitárias.
Ana Clara conduziu os estudantes pelas diferentes etapas de construção da campanha, do diagnóstico inicial da marca, em 2023, até a aprovação do projeto neste ano. Ela explicou como a agência reformulou a presença digital da TRESemmé, criou estratégias voltadas para conteúdo viral e associou a marca a eventos de moda e cultura pop. Para a ex-aluna, essa reestruturação foi essencial para o sucesso da campanha, veiculada somente pelas mídias sociais.
– Uma grande ideia não constrói a marca sozinha. É preciso uma base sólida e toda uma construção cuidadosa de imagem e relacionamento com o cliente. Depois de a gente virar a TRESemmé de cabeça para baixo em 2024, 2025 é o ano de dar um grande passo em direção ao futuro, para que as pessoas comecem a ver a marca de um jeito diferente.