A relação da direita radical com as mídias digitais no contexto latino-americano foi o tema de um relatório feito pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio (PPGCOM/PUC-Rio) em colaboração com o Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade do Arizona (CLAS/UA). A pesquisa “The Digital Radical Right in Latin America (2018-2023)” analisa o papel das redes sociais e da Internet na ascensão e consolidação de políticos como Jair Bolsonaro (Brasil), Nayib Bukele (El Salvador), José Antonio Kast (Chile), Rodolfo Hernández (Colômbia) e Javier Milei (Argentina).
O documento foi produzido com a contribuição de estudantes de graduação e pós-graduação, supervisionados pelo Diretor do Departamento de Comunicação PUC-Rio, o pesquisador e professor Arthur Ituassu, que em 2024 esteve por três meses na Universidade do Arizona com uma bolsa da Fundação Fulbright. A partir da comparação do perfil de cada político, a pesquisa evidenciou interseções e especificidades entre as estratégias digitais. Também destacou como campanhas de desinformação e ataques às instituições democráticas têm influenciado a política da América Latina.
O relatório “The Digital Radical Right in Latin America (2018-2023)” pode ser acessado, em formato e-book, no site da Editora PUC-Rio.