Fortalecer ainda mais o Programa de Pós-Graduação (PPGCOM PUC-Rio), reforçar a atualização constante das graduações em Jornalismo e Estudos de Mídia e concretizar a criação do Instituto de Comunicação são metas para o novo diretor do Departamento, professor Arthur Ituassu, que tomou posse na manhã desta terça-feira, 17. Em seu discurso, Ituassu ressaltou o papel da unidade dentro da instituição e para a sociedade.
– Vejo um Departamento onde a inovação, o pensamento crítico e a inclusão sejam nossos princípios orientadores. Construiremos sobre nossa rica história, mas também abraçaremos o futuro, liderando em áreas como comunicação digital, ética na mídia e formação de futuras gerações de comunicadores que farão a diferença no mundo – destacou o novo diretor.
Durante a cerimônia, o Reitor Pe. Anderson Antonio Pedroso parabenizou o professor Ituassu e agradeceu à professora Tatiana Siciliano pela condução do departamento nos últimos quatro anos. Ele destacou três pontos marcantes das duas gestões que se encerrou: a criação do curso de Estudos de Mídia, a elevação da nota da Pós-Graduação, que consolidou o programa como um dos principais do país e a abertura dos cursos de educação continuada na área da indústria criativa. Padre Anderson reiterou seu apoio à criação do Instituto de Comunicação e afirmou que o Departamento, reconhecido por sua perspectiva da comunicação como cultura, terá protagonismo em um projeto futuro da instituição.
Em setembro de 2020, o mundo vivenciava o auge da pandemia de covid-19 e a professora Tatiana Siciliano assumiu a direção do Departamento em meio a profundas transformações internas com a saída de professores que se aposentaram e a chegada de uma nova geração de docentes. Ao mesmo tempo, o processo de digitalização se tornava cada vez mais entranhado na sociedade, fortalecendo a comunicação como prática, mas trazendo novos desafios para a formação sólida na área. Ao lado do Reitor e do novo diretor, Tatiana agradeceu o esforço coletivo para enfrentar as adversidades e construir inúmeras experiências positivas com os projetos de extensão, grupos de pesquisa, parcerias e o trabalho no laboratório de formação profissional Comunicar.
– Graças a um trabalho coletivo e colaborativo, que envolveu professores e funcionários, conseguimos cumprir as exigências do MEC e promover a reforma curricular do curso de Jornalismo em 2021.1 e lançar, no mesmo período a graduação de Estudos de Mídia, que incorporou antigas habilitações em Publicidade e Propaganda e Cinema e Audiovisual, além de acrescentar a de Comunicação e Tecnologia.
Doutor em Relações Internacionais, jornalista e pesquisador da área de comunicação e política, o professor Arthur Ituassu ministra aulas no Departamento de Comunicação desde 2011. Ele coordena o grupo de pesquisa Mídias digitais, eleições e democracia no Brasil e na América Latina e o Núcleo de Tecnologia do Departamento de Comunicação (NuTec).
Ao longo de sua trajetória profissional na Universidade, Ituassu já esteve à frente da coordenação do curso de Jornalismo e da área de intercâmbio do Departamento. Também passou pelo Comunicar e pelo antigo portal PUC-Rio Digital. Durante cinco anos, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, que conquistou nota 5,0 na Capes, no último quadriênio.
Ainda em seu discurso de posse, o novo diretor salientou os caminhos da nova gestão do Departamento de “continuidade transformadora”:
– Juntos, podemos moldar um futuro onde a comunicação seja uma força para a justiça social e a democracia. Sinto-me honrado por trilhar este caminho com vocês, na continuidade de uma trajetória histórica que leva o Departamento de Comunicação da PUC-Rio a novos patamares.
Foto: Matheus Santos