Os estudantes de Jornalismo da PUC-Rio terão a oportunidade de participar da cobertura oficial do Festival 3i – Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente, um dos principais eventos de jornalismo, tecnologia e empreendedorismo da América Latina, durante os dias 13, 14 e 15 de junho, em Botafogo, no Rio de Janeiro. O Departamento de Comunicação firmou parceria com a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), organizadora do festival, para participar do “Foca no 3i”, uma experiência imersiva para estudantes desenvolverem habilidades de reportagem e apuração durante o evento.

As reportagens poderão ser publicadas nos canais da Ajor. Segundo a coordenadora do “Foca no 3i”, Géssika Costa, “o projeto espera inspirar e contribuir para a formação dos estudantes, por meio do acesso ao conteúdo do evento e da promoção de uma experiência prática de cobertura jornalística”. Além da PUC-Rio, participam estudantes da Facha e da ESPM.

As tendências do mercado de jornalismo digital, os impactos da inteligência artificial no jornalismo, o impasse na regulamentação das redes sociais no Brasil, a remuneração da imprensa pelas big techs e a cobertura das eleições estão entre os temas desta 5ª edição. “O Festival 3i tem o papel de destacar o que de mais inovador acontece no jornalismo para trazer perspectivas para o futuro”, destaca Maia Fortes, diretora-executiva da Ajor, associação que representa mais de 150 organizações de mídia no país.

A programação terá mesas de debate, palestras com convidados nacionais e estrangeiros, oficinas e pitches. Uma novidade do festival é a divulgação, em primeira mão, de estudos sobre diferentes aspectos do ecossistema de jornalismo. A equipe da PUC-Rio vai cobrir a apresentação das pesquisas “Do jornalismo cidadão para o jornalismo cívico” e “Racismo para quê? As estratégias dos discursos racistas nas redes”, entre outras.

“Nossos estudantes já vinham participando do Festival 3i, que se firma como espaço de trocas entre profissionais do jornalismo inovador, inspirador e independente do Brasil e do mundo”, afirma a jornalista e professora do Departamento, Itala Maduell, que mediou a parceria.

Nos dias 13 e 14, o festival será realizado na Casa Firjan (Rua Guilhermina Guinle, 211), e, no dia 15, na Facha (Rua Muniz Barreto, 51, Botafogo). A programação vai das 9h às 19h. Os ingressos custam entre R$ 75 (meia-entrada, 1 dia) e R$ 250 (inteira para os três dias) e podem ser adquiridos no site da Sympla.

Foto: Felipe Scofield (3º período), Carolina Bottino (3º período), Maria Clara Patané (7º período),
Bruna Abinara (8º período) e Lucas Adeniran (4º período).

Texto da equipe “Foca no 3i” PUC-Rio.